O Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi do Núcleo Memória acontece mensalmente desde 2017 e nos dias 11 e 21 de setembro ocorreram três visitas com diferentes públicos.
A primeira visita mediada ocorreu no dia 11 para duas turmas da FATEC-SP. Alunos das disciplinas de Gestão de Turismo e Produção Cultural estiveram no antigo centro de repressão e tortura como complemento de um trabalho realizado em suas respectivas salas de aula. A turma de Gestão de Turismo fez a visita com um olhar sobre “a importância da preservação de espaços de memória” e a turma de Produção Cultural produzirá trabalhos compreendendo “a ficção como meio de mitigar silenciamentos”. Estiveram presentes nesta visita, 43 pessoas, entre alunos e professores.
Já no dia 21 a jornada foi dupla, sendo um público atendido no período da manhã e outro à tarde. O primeiro público participou da Visita Mediada mensal, aberta ao público em geral que se inscreveu por meio do formulário compartilhado no início do mês. Em setembro, a visita mediada foi realizada em um sábado, como ocorre a cada três meses, possibilitando um maior público. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a história do local por meio da contextualização histórica fornecida por Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória e que esteve sequestrado no DOI-Codi em 1970. Além dele, o público pôde conhecer outra ex-presa política e suas memórias do período, a fotógrafa Nair Benedicto, além do professor Flávio de Leão Bastos, que levou alguns colegas da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Estiveram presentes 37 pessoas.
No período da tarde no mesmo dia foi a vez dos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da PUC conhecerem as dependências do ex DOI-Codi, levados pela profª Sonia Brandão. Compareceram 33 pessoas nesta visita.
As visitas foram realizadas pela equipe do Núcleo Memória, capitaneada por Maurice Politi (diretor executivo), César Novelli Rodrigues (historiador e educador), Viviane Candido (assistente administrativa), Wendy Villalobos (coordenadora de projetos e captação de recursos), Juliana Victorino e Othon Barros (comunicação).
A partir deste ano, as visitas mediadas ao antigo DOI-Codi contam com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A próxima visita mediada está programada para acontecer no dia 16 de outubro. Em breve o Núcleo Memória abrirá as inscrições por meio de seu formulário.