(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória | Cursos

Histórico de Cursos ministrados pelo Núcleo Memória

Desde o ano 2013, o Núcleo Memória organiza anualmente um curso destinado a estudantes, pesquisadores, professores da educação formal e não formal, que tem o objetivo de traçar um panorama histórico sobre as motivações do Golpe Civil-Militar de 1964 e seus desdobramentos até o dia de hoje, enfatizando o papel dos Lugares de Memória e os Direitos Humanos.
Curso Ditadura: História e Memória.

O curso "Ditadura: história e memória" foi realizado anualmente de 2013 a 2018, tendo como objetivo principal fazer um panorama histórico sobre as motivações do golpe de 1964, seus desdobramentos e consequências, discutindo os detalhes da organização do Estado na época do regime militar, tratando sobre os legados da ditadura hoje e a relação passado-presente na luta pela busca da Memória, Verdade e Justiça.

O curso foi idealizado pelo cientista político, economista, ex-preso político e professor Heládio José de Campos Leme, em ciclo de 5 aulas de 4 horas cada um, tendo, portanto, uma carga horária de 20 horas/aula. Foi certificado pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo e os seus professores eram membros do Núcleo Memória e convidados externos conhecedores do tema.

As duas primeiras edições foram realizadas em parceria com o Cursinho da Poli e foram destinadas a estudantes em fase preparatória para o vestibular. A terceira edição, em 2015, ocorreu no Teatro Studio Heleny Guariba com classes voltadas para jovens e profissionais do teatro. Em 2016, o curso ocupou o prédio da antiga Auditoria Militar, atual Memorial da Luta pela Justiça, e foi destinado a professores e educadores populares.

Curso: Lugares de Memória, Ditaduras e Direitos Humanos no Brasil 2018

O curso “Lugares de Memória, Ditaduras e Direitos Humanos no Brasil” foi realizado em 2018 no prédio que abrigou as antigas Auditorias Militares de São Paulo no período da ditadura civil-militar e que sediará o Memorial da Luta pela Justiça. Em um total de 6 aulas, o curso promoveu o aprofundamento e a discussão de temas como resistência, controle e repressão políticas durante a última ditadura instalada no Brasil e as suas conexões com o momento político em 2018, assim como debater a promoção dos Direitos Humanos e o fortalecimento da democracia.

O fio condutor do curso teve como cenário os trabalhos de constituição de alguns lugares de memória em São Paulo, partindo das experiências de musealização, perspectivas e debates em torno da preservação dos seguintes espaços símbolos: o edifício sede do Deops (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (sede do Memorial da Luta pela Justiça) e as dependências do antigo DOI-Codi (atual 36º Distrito Policial da Vila Mariana).

O curso contou com aulas dos professores Marcos Napolitano (Departamento de História da USP), Oswaldo Oliveira (Universidade Metodista de São Paulo e Núcleo Memória), Lauro Ávila (PUC/SP) e Renan Quinalha (Universidade Federal de São Paulo), além dos especialistas Maurice Politi (Núcleo Memória), Julia Gumieri (Memorial da Resistência de SP) e Carla Borges (Instituto Vladimir Herzog). A coordenação e organização do curso ficou a cargo de Caroline Menezes, que à época era responsável pela Ação Educativa do Núcleo Memória.

Para conhecer o programa do curso, clique aqui.

Lugares de Memória, Ditaduras e Direitos Humanos no Brasil 2018



Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil

Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
A partir do ano de 2018, o curso que inicialmente era de 20 horas de aula passou a abordar mais amplamente a questão dos Lugares de Memória no Brasil e no exterior, assim como os Direitos Humanos e construção da cidadania em geral. Por conta disso, passou a se chamar de “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil", passando a ser um curso de 8 aulas com uma carga horária de 30 horas. No ano de 2019, foi realizado em parceria com o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), na Rua Roberto Simonsen, bairro da Sé, São Paulo.

A partir do ano de 2020, devido à pandemia, o curso passou a ser realizado virtualmente permitindo atingir a um público muito mais amplo, contando com alunos de todo o Brasil e de outras partes do mundo.

Em 2023, o curso foi realizado de forma presencial em parceria com a USP. As aulas foram realizadas no Centro MariAntonia, um importante lugar de memória da cidade de São Paulo, iniciado a partir do dia 15 de setembro, de forma gratuita. O curso teve 8 encontros, sendo o último uma visita ao antigo DOI-Codi.

Cursos

  • Curso Ditadura: História e Memória
  • Curso Online: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2020
  • Curso Online: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2021
  • Curso Online: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2022
  • Curso: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2023
  • Curso: Lugares de Memória, Ditaduras e Direitos Humanos no Brasil
  • 
    icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp