Junho foi mais um mês com intensa atividade no Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi, realizado pelo Núcleo Memória desde 2017. Ao todo foram realizadas três atividades de mediação em um dos maiores centro de repressão e tortura da ditadura militar: a Operação Bandeirantes e seu sucessor, o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna.
O número total de participantes nestas três visitas foram de 88 pessoas, com as atividades acontecendo nos dias 03, 07 e 25/06. O trabalho de mediação contou mais uma vez com a equipe do Núcleo Memória, composta pelo ex-preso político e diretor executivo, Maurice Politi, o educador e historiador, César Novelli Rodrigues, a assistente administrativa, Viviane Candido e pelo assessor de comunicação, Othon Barros.
A primeira visita mediada realizada no dia 03 de junho foi fechada para um grupo da Defensoria Pública da União (DPU), levados pela defensora pública Isabel Penido, que possui uma extensa trajetória no campo da defesa dos Direitos Humanos. O informe sobre essa atividade pode ser conferido de forma mais completa aqui.
No dia 07 de junho, ocorreu a segunda visita mediada do mês, realizada em um sábado. Tradicionalmente, este é o dia da semana em que mais pessoas se inscrevem para conhecer o antigo DOI-Codi de São Paulo. Entre os inscritos, havia um pequeno grupo de integrantes do Teatro Macunaíma e outro de integrantes de um coletivo que visita espaços culturais levados pelo jornalista Moacir Assunção. Os participantes puderam contar com a presença especial de duas pessoas: Dulce Muniz, ex-presa política, atriz, diretora e que está a frente do Teatro Estúdio Heleny Guariba, na Praça Roosevelt, e Miraci Astun, assessora parlamentar da deputada federal, Juliana Cardoso e militante dos Direitos Humanos.
A última visita de junho aconteceu na fria manhã do dia 25 e teve entre o público participante, alunos do 9 ano, estudantes universitários, jornalistas, músicos e outros. Também esteve presente uma mãe que já havia realizado a visita mediada e que desta vez levou sua filha, estudante do ensino médio para conhecer o espaço. Isto tem sido algo cada vez mais frequente e o Núcleo Memória saúda e incentiva que mais pessoas possam conhecer o antigo DOI-Codi e repassar o convite para parentes, amigos e conhecidos.
A próxima visita mediada ao espaço do antigo DOI-Codi/SP acontece no dia 16 de julho e o formulário de inscrições será disponibilizado em breve nas redes sociais do Núcleo Memória: @nucleomemoria.
Álbuns das Visitas Mediadas de Junho:
- 03/06: https://flic.kr/s/aHBqjChJ67
- 07/06: https://flic.kr/s/aHBqjChLVC
- 25/06: https://flic.kr/s/aHBqjCjRm6