No dia 5 de novembro, no Sesc Vila Mariana, aconteceu a quarta aula do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, uma atividade anual promovida pelo Núcleo de Preservação da Memória Política. O tema abordado foi “Os conceitos de Lugares de Memória e as experiências brasileiras”, apresentado pela historiadora Julia Gumieri.
Gumieri iniciou contextualizando o conceito de Lugares de Memória, desde sua formulação original pelo historiador francês Pierre Nora, na década de 1980, até suas atualizações e desdobramentos na historiografia recente.
Ao explorar exemplos históricos, como os Lugares de Memória associados à Segunda Guerra Mundial estudados nas décadas de 1970 e 1980, a historiadora traçou paralelos com experiências brasileiras. Entre os casos mencionados, destacou o Memorial da Resistência de São Paulo – antiga sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops-SP) – e políticas de Estado que dialogam com o conceito, como a Lei dos Mortos e Desaparecidos (1995), a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (1995), a Comissão de Anistia (2002) e a Comissão Nacional da Verdade (2012).
Além dessas referências, a historiadora trouxe iniciativas que ampliam o debate sobre memória, incluindo setores menos frequentemente contemplados. Exemplos como o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), vinculado ao Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ), o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), que pesquisa a história do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, e a organização Vote LGBT+, que promove pesquisas e engajamento político da comunidade LGBT+, enriqueceram a discussão.
O curso, realizado desde 2013, tem como objetivo aprofundar debates pedagógicos sobre a ditadura civil-militar e os desafios políticos contemporâneos, conectando a relevância cultural e política dos Lugares de Memória às reflexões atuais.
Composto por sete encontros presenciais no auditório do Sesc Vila Mariana, o curso também inclui uma visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP, um Lugar de Memória tombado pelo Condephaat, promovida mensalmente pelo Núcleo Memória.
As edições anteriores do curso estão disponíveis no canal do Núcleo Memória no YouTube e podem ser acessadas por meio deste link.