No dia 23 de fevereiro, a equipe de pesquisa em história e educação, responsável pelo planejamento da futura exposição e das ações educativas do Memorial da Luta pela Justiça, esteve presente numa visita técnica com Isabela R. Arruda, do setor de educação, no Museu do Ipiranga.
Na ocasião, Isabela comentou sobre o processo de escuta que organizaram junto à diversos grupos sociais, compreendidos como fundamentais para se articular um debate entre questões sobre o passado e o presente, no intuito pautar sobre a contemporaneidade e os potenciais educativos do Museu do Ipiranga, que foi reaberto ao público em 2022.
A equipe de pesquisa do NM identificou fundamentos que se assemelham a aqueles que vêm consolidando as propostas de suas futuras ações: o caráter problematizador (em nosso caso embasados nos escritos de Paulo Freire) dos textos da exposição, refletindo diretamente sobre o conteúdo musealizado, que ao nosso entender propicia uma participação ativa de visitantes junto ao acervo visitado.
O encontro foi encerrado com a perspectiva de outras reuniões para aprofundamento das questões debatidas, incluindo a ida de equipes do Museu do Ipiranga às visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP, organizadas pelo NM.