No dia 05/08, foi realizada uma visita guiada com ex-presos da ditadura que passaram pelas dependências do antigo DOI-Codi. A visita foi pensada como um momento de escuta, para que o grupo pudesse compartilhar suas memórias. Estiveram presentes sete pessoas, que foram divididas entre períodos que foram interrogadas e torturadas no centro de repressão: 1969-1970 / 1971-1972 / 1973-1974.
A atividade contou com a participação de dois membros do Núcleo Memória - Maurice Politi, como convidado a partilhar suas memórias com o grupo, e César Rodrigues, que auxiliou na condução e mediação dos grupos.
Outra visita realizada e recheada de simbolismos foi realizada no dia 11/08, quando estiveram presentes promotores do Ministério Público Federal e Estadual, advogados e outras representações da área do Direito. Além de conhecerem os trabalhos arqueológicos, foi um momento de fortalecimento para a necessidade de transformação do espaço em um futuro memorial. Nesta visita, tanto César Rodrigues quanto Maurice Politi, que era o único ex-preso político presente, participaram.
Já no dia 12/08, os educadores Renan Beltrame e César Rodrigues, realizaram juntamente com a profª Claudia Hoffmann, uma oficina voltada para professores intitulada “Direitos Humanos em Memória, Verdade e Justiça: as políticas de memória e as políticas de esquecimento”. Foi uma tarde inteira de compartilhamento e trocas de experiências potentes para uma pedagogia da memória em lugares de memória.