No dia 25 de outubro, o Núcleo Memória realizou uma visita mediada especial ao antigo DOI-Codi, em homenagem ao Dia Nacional da Democracia, instituído este ano para marcar o 49º aniversário do assassinato do jornalista Vladimir Herzog.
A visita contou com a presença de um grupo diversificado de participantes, incluindo majoritariamente alunos do 2º ano do Colégio Santa Maria, acompanhados pela professora Sônia Brandão, e um grupo de pesquisadores acadêmicos: Ary Albuquerque Cavalcanti Junior (Universidade Federal de Mato Grosso), Marta Gouveia de Oliveira Rovai (Universidade Federal de Alfenas), Izabella Cardoso da Silva Campagnol (doutoranda em História pela Universidade de São Paulo) e Ana Maria de Farias (advogada da Embrapa). Ao todo, 50 pessoas participaram da atividade.
Durante a mediação, os visitantes foram introduzidos ao trabalho realizado pelo Núcleo Memória desde sua fundação em 2009, com uma apresentação sobre a história da Operação Bandeirantes e a formação do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), que sucedeu a operação e foi responsável por uma extensa repressão durante a ditadura civil-militar.
A visita foi conduzida pelo educador e historiador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues, e contou com a participação do diretor executivo e ex-preso político, Maurice Politi, e da assistente administrativa Viviane Cândido. A assessoria de comunicação, representada por Othon Barros, também apoiou o evento.
As visitas mediadas ao antigo DOI-Codi são realizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A próxima visita está marcada para o dia 13 de novembro, e o formulário de inscrição será disponibilizado em breve no site e redes sociais do Núcleo Memória.