(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Visita mediada ao antigo DOI-Codi – Outubro

No dia 16 de outubro, o Núcleo Memória realizou mais uma visita mediada ao antigo centro de repressão e tortura, o DOI-Codi de São Paulo. Nesta visita, estiveram presentes mais de 80 pessoas, entre público espontâneo, que se inscreve no formulário aberto no início de cada mês, e estudantes, oriundos de duas escolas: Colégio Santi (9º ano) e Colégio Santa Maria (2ºs anos). 

Além deles, esteve presente também uma equipe da TV PUC, coordenada pelo professor Julio Weiner, para realizar um registro documental sobre o trabalho pedagógico que o Núcleo Memória realiza neste importante lugar de memória.

O historiador e educador da entidade, César Novelli Rodrigues, iniciou a atividade com uma breve apresentação sobre a história do Núcleo Memória e os diversos trabalhos realizados em três lugares de memória de São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo, Memorial da Luta pela Justiça e o antigo DOI-Codi. Em seguida, o diretor executivo do Núcleo, Maurice Politi, fez uma contextualização histórica sobre a Operação Bandeirantes e sua substituta, o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do II Exército. E, finalizando a primeira parte, a atriz e dramaturga Dulce Muniz compartilhou com o público algumas de suas memórias e reflexões sobre o período. 

Na segunda parte da visita, o público percorreu alguns dos espaços do complexo, que hoje é ocupado pela 36ª Delegacia de Polícia da Vila Mariana. Os espaços percorridos foram o pátio interno e o prédio de dois andares nos fundos da Delegacia, onde a maior parte dos interrogatórios, torturas e assassinatos aconteceu durante a ditadura militar. 

As visitas mediadas ao antigo DOI-Codi acontecem mensalmente, desde 2017, e a partir deste ano conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A próxima visita ocorrerá no dia 13 de novembro.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp