(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Visita mediada ao antigo DOI-Codi – 27 de novembro

O Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi, promovido pelo Núcleo Memória, continua a todo vapor. No dia 27 de novembro, foi realizada a terceira visita mediada do mês ao antigo centro de repressão e tortura. Desta vez, o grupo era composto, em sua maioria, por alunos do 9º ano da EMEF Presidente Prudente de Moraes.

A visita começou com uma apresentação do historiador e educador César Novelli Rodrigues, que abordou o histórico e os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Memória ao longo de seus 15 anos de atividades. Em seguida, o diretor executivo Maurice Politi falou sobre a criação da Operação Bandeirantes (Oban) e seu sucessor, o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi). Depois, a palavra foi dada à convidada da atividade, a ex-presa política e dramaturga Dulce Muniz, que compartilhou suas memórias com o público presente.

Na segunda etapa, o grupo visitou alguns espaços do complexo da 36ª Delegacia de Polícia da Vila Mariana, onde funcionava o antigo DOI-Codi. O roteiro incluiu o pátio interno e o prédio onde ocorreram a maior parte dos interrogatórios, torturas e assassinatos entre 1969 e 1982.

A atividade se encerrou com algumas impressões feitas pelo público presente, afirmando ser esta uma visita difícil, porém necessária para a compreensão de um passado recente que reverbera nos dias atuais.

O Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi ocorre mensalmente desde 2017, com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e do Instituto PHI. A próxima visita será realizada no sábado, 14 de dezembro, às 10h.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp