(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Visita mediada ao antigo DOI-Codi – 25 de janeiro de 2025

O Núcleo Memória realizou, no dia 25 de janeiro, a primeira atividade do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi em 2025. A atividade contou com a presença de 48 pessoas, que puderam conhecer as dependências de um dos mais violentos centros de repressão, tortura e assassinato da ditadura militar. O local, inicialmente conhecido como Operação Bandeirante (OBAN), posteriormente tornou-se o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna de São Paulo (DOI-Codi/SP). Esta foi uma visita especial do programa, pois ocorreu no dia do aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo. 

A atividade teve início com uma fala do educador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues, em homenagem ao ex-preso político Emilio Ivo Ulrich, falecido no dia 19 de janeiro. Mais do que uma das muitas vítimas que passaram por aquele local, Emilio foi um companheiro inestimável nesta atividade educativa, realizada desde 2017. Em diversas visitas ele esteve presente, sempre compartilhando suas memórias e divulgando o livro que escreveu intitulado “Tortura Não Tem Fim” que, inclusive, teve a oportunidade de lançar no antigo DOI-Codi em outubro de 2023.

Após a homenagem, Novelli apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Memória desde sua fundação, em 2009. Em seguida, a palavra foi passada ao diretor executivo do Núcleo, Maurice Politi, que, na condição de ex-preso político, fez uma contextualização histórica da ocupação do prédio pela OBAN e pelo DOI-Codi. Após algumas perguntas do público, foi a vez da ex-presa política Dulce Muniz falar. A atriz compartilhou suas memórias, refletiu sobre o momento presente e agraciou o público com a leitura de duas poesias. 

Na última parte da atividade, os visitantes foram convidados a percorrer o pátio da atual 36ª Delegacia de Polícia da Vila Mariana e, em seguida, a entrar no prédio onde ocorreram a maioria dos interrogatórios, seguidos de tortura e assassinatos. 

O programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Instituto PHI. Para saber quando ocorrerão as próximas visitas, é possível acompanhar neste link a agenda completa com as datas para o ano de 2025. 

Companheiro Emilio Ivo Ulrich, presente! Hoje e sempre!


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp