A TV Pública alemã lançou esta semana o documentário Cúmplices - A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil. O filme é baseado na história de Lúcio Bellentani, personagem central no inquérito que corre no Ministério Público Federal sobre a participação da empresa no processo repressivo do regime militar.
Em 2016, a empresa automobilística contratou o historiador Christopher Kopper, da Universidade de Bielefeld, para investigar seu passado e sua atuação na ditadura civil-militar brasileira. Kopper confirmou a existência de uma colaboração regular.
Os documentos apresentados no filme são frutos dos trabalhos iniciados na Comissão Nacional da Verdade, continuados pelo IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas) para o Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Verdade, Justiça e Reparação. Entre os documentos está a denúncia contra o ex-presidente da Volks, entregue ao MPF em 2015 e assassinada por centrais sindicais, juristas, militantes, Comissões da Verdade e pelo IIEP.
Os trabalhadores da Volkswagen da época seguem na luta por reparação coletiva e justiça. Outras empresas também podem ser objeto de representação e investigação.
Assista ao filme em português:
http://www.daserste.de/information/reportage-dokumentation/dokus/videos/komplizen-vw-und-die-brasilianische-militaerdiktatur-114.html