Nesta tarde, a exatamente cinco anos da entrega do relatório oficial da Comissão Nacional da Verdade (CNV), foi debatida a história e o importante papel que teve esta Comissão na elucidação da verdade histórica do período 1964/1985 no Brasil.
Para este debate, foram convidados o Dr. Pedro Dallari, advogado e coordenador da Comissão, assim como a Dra. Maria Rita Khel, psicanalista e escritora, comissionada que pesquisou principalmente as questões das populações indígenas e dos camponeses durante este período.
Na ocasião, foi exibido pela primeira vez o vídeo realizado pelo jornalista Marcelo Oliveira, em conjunto com a equipe de pesquisa do Memorial da Resistência, sobre as diligências feitas pela CNV aos lugares que foram identificados pela Comissão como centros de repressão, tortura e morte de dissidentes políticos durante a ditadura. O vídeo (12’) fará parte da exposição de longa duração do Memorial, constituindo-se em nova ferramenta educativa para seus visitantes.
A exposição dos palestrantes foi seguida de interessante debate sobre a importância da CNV, mas com ressalvas de alguns sobre a restrita divulgação do seu relatório final. No entanto, o Dr. Pedro Dallari informou mostrou que na página web da própria CNV, “hospedada” na página do Arquivo Nacional, existem centenas de informações e documentos de muita utilidade para quem quiser conhecer mais sobre o período.
Com esse evento, deu-se por encerrado o ciclo dos Sábados Resistentes do ano 2019, iniciando-se um novo a partir de março 2020.
Sigam atentos ao nosso website para ver a programação do próximo ano!