A ideia é apresentar a temática geral que guiará a condução dos Sábados Resistentes durante este ano, com um debate específico e distinto a cada edição.
Neste sábado, a prioridade será dada à importância da Educação em Direitos Humanos e o papel da sociedade civil para o fortalecimento da Democracia, e debateremos as conquistas dos Direitos Humanos nos últimos anos, a importância da legislação, os marcos regulatórios e a proposta de revisão do Plano Nacional de Direitos Humanos em curso. Contaremos com a participação da Profa. Aida Maria Monteiro Silva, da Universidade Federal de Pernambuco e especialista no tema, que falará sobre a Rede de Educação em Direitos Humanos e do ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi.
Na ocasião, a coordenadora do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência Aureli Alves de Alcantara lançará o livro (em formato digital) da edição 2020 do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania, promovido anualmente pela Instituição.
PROGRAMAÇÃO
15h00 – Boas-vindas – Ana Pato (Memorial da Resistência de São Paulo)
Maurice Politi (Núcleo Memória)
15h15 – Programação dos Sábados Resistentes 2021 – “Direitos Humanos em Foco” – Oswaldo de Oliveira Santos Jr (Núcleo Memória)
15h30 - 16h30 – Debate com os/as convidados/das
CONVIDADOS
Aida Monteiro - Graduada em Pedagogia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direitos Humanos pelo Instituto de Derechos Humanos da Costa Rica/San José; Pós-doutorado pela Universidade do Porto/Portugal. Coordena atualmente a REDH - Rede de Educação em Direitos Humanos. Exerceu cargo de Gestora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco nas áreas de ensino e administração escolar, e em Instituição privada. Ex-coordenadora do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ex-Coordenadora da RED Latinoamericana y Caribenha de la Educación en Derechos Humanos. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação.
Paulo de Tarso Vannuchi - Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e mestre em Ciência Política também pela USP. Ex Ministro de Estado - Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entre os anos 2010 e 2015, tendo sido Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Comissão Nacional para a erradicação do Trabalho Escravo e do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura no Brasil. Foi o mentor das conferências que levaram à elaboração do Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH-3), lançado em 2009. De 2013 até 2017, foi Comissionado representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
Aureli Alves de Alcantara - Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, especialização em Museologia e Mestrado em Arqueologia, ambos pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Ministrou aulas de História e Museologia em redes de ensino pública e privada e realizou trabalhos em diversas instituições museológicas no âmbito da Pesquisa, Salvaguarda e Comunicação. Atualmente, coordena o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo.
MEDIAÇÃO
Oswaldo de Oliveira Santos Jr - Bacharel em Teologia pela UMESP e Graduado em História pela UNIMES. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da mesma Universidade Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da comissão de apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo e também como professor neste curso. Experiência na área de Geografia, História e Direitos Humanos, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea, Afro-brasileira, cidadania e direitos humanos. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
Telefone: 55 11 3335-5910 • Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br