O Memorial da Resistência de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para a abertura do ciclo dos Sábados Resistentes, que neste ano completa 16 anos de existência ininterrupta.
O primeiro Sábado Resistente do ano será realizado no dia 23 de março, às 14h, no Auditório do 5º andar do Memorial da Resistência - Largo General Osório 66 – Luz – (ao lado da Sala São Paulo). O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), com transmissão através dos canais do Núcleo Memória (@nucleomemoria), do Memorial da Resistência (@memorialdaresistencia) e do Tutameia (@tutameiaTV) no Youtube.
O tema gerador, que marca os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964, será “A longa duração do Golpe de 1964”. A cada encontro será enfatizado um aspecto relacionado com o golpe militar e os impactos do regime autoritário na contemporaneidade, nos mais diversos setores da sociedade como educação, economia, segurança pública, política e cultura.
No primeiro encontro do ano, teremos a presença de Marcos Napolitano, professor de História do Brasil Independente do Departamento de História da USP, que abordará “Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964”. Em seguida, será exibida uma versão do filme “1964 - Um Golpe contra o Brasil”, de 2014, produzido pelo Núcleo Memória e dirigido pelo companheiro Alípio Viana Freire.
Celebrando os 15 anos de existência do Núcleo Memória, em cada um dos encontros será realizada uma homenagem aqueles que resistiram e foram mortos ou desaparecidos. A homenagem será realizada ao final de cada evento, por meio da exibição de um vídeo com as fotos de cada uma destas pessoas, a organização a que pertencia e os anos de nascimento e morte.
PROGRAMAÇÃO
14:00/14:20 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Diretora do Memorial da
Resistência) e Maurice Politi (Diretor Administrativo do Núcleo Memória)
14:20/15:30 – Formação da mesa e palestra do Professor Marcos Napolitano
15:30/16:30 – Projeção de uma versão condensada do filme “1964- Um Golpe contra o Brasil”
CONVIDADO
Marcos Napolitano – Doutor (1999) e mestre (1994) em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se em História (1985). Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), entre 1994 e 2004, e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III (2009). Atualmente, é professor de História do Brasil Independente e docente-orientador no Programa de História Social da USP. É assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre história e música popular e história e cinema. Também possui experiência na formação de professores do ensino básico, com foco no uso do audiovisual na escola. É professor do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, promovido pelo Núcleo Memória.
MEDIAÇÃO
César Novelli Rodrigues - historiador, pesquisador e educador do Núcleo Memória, onde realiza atividades de pesquisa para o Memorial da Luta pela Justiça, atividades educativas em visitas mediadas ao antigo DOI-Codi e coordena o curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil. É membro da diretoria executiva da Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia e membro da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
Telefone: 55 11 3335-5910 • Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
comunicacao@memorialdaresistencia