(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente: Movimento Custo de Vida

Da esquerda para direita: Vanda Gama, Maria Eunice, Carolina Grassi, diretora do Núcleo Memória, Odete Marques, Aurélio Peres e Cecília Peres.

O debate foi mediado pela diretora do Núcleo Memória, Caroline Grassi e teve a presença de Daniel McDonald, mestre e doutorando pela Brown University, Moara Passoni, mestranda em roteiro e direção, pela Columbia University e Thiago Nunes Monteiro, mestre em História Social pela USP.

 Daniel McDonald estuda em seu doutorado os movimentos populares em São Paulo na ditadura militar e na transição democrática, com foco na participação feminina e mostrou alguns dos resultados de suas pesquisas em sua fala.

Já Thiago Nunes, que além de mestre em História Social, é autor do livro“Como pode um povo vivo viver nesta carestia: o Movimento do Custo de Vida em São Paulo’’ abordou alguns dados referentes a qualidade de vida nas periferias durante o período militar e as razões que levaram a articulação desse grupo e Moara Passoni, filha de Irma Passoni, relatou sua experiência como filha de uma das lideranças do movimento e como diretora do documentário em fase de produção sobre essa articulação popular que marcou a sua infância.  

 O debate ainda contou com o emocionante relato dos protagonistas do Movimento que contaram para o público, em sua maioria jovens que não presenciaram o período, as dificuldades e as vitórias conquistadas com a luta contra a carestia.

Dentre os protagonistas estavam: Ana Martins, Aurélio Peres, Conceição Peres, Maria Eunice, Maria Saraiva, Neide Abate, Odete Marques, Vanda Gama.

 Mas não apenas assuntos referentes ao passado foram discutidos durante o evento, a atual situação política do país também ocupou espaço nessa tarde de debate que dosou de forma excepcional temáticas como história da luta por direitos e os rumos que a democracia brasileira está tomando, relembrando assim a necessidade de lutar pela manutenção de valores democráticos na sociedade brasileira.

 

Saiba mais sobre os próximos Sábados Resistentes: https://bit.ly/2vKmqMu


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp