(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente: Lançamento do Livro Cativeiro Sem Fim

Capa do Livro - Cativeiro Sem Fim de Eduardo Reina

Evento terá participação de Eduardo Reina, e convidados que estão sendo confirmados 

No segundo Sábado Resistente do ano, no próximo dia 27 de abril, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política realizará um importante debate sobre o livro “Cativeiro sem fim” com o autor do livro e dois importantes convidados

O evento terá início às 14h00 no Auditório Vitae (5º andar- Rua General Osório 66 – Luz)

O livro apresenta uma pesquisa inédita realizada pelo autor , Eduardo Reina, a respeito de crianças e adolescentes que foram sequestrados durante a ditadura militar.
A partir de extensa investigação realizada por anos, o autor descobriu 19 casos de sequestro de filhos de militantes de esquerda ou de pessoas contrárias ao regime ditatorial – 11 ligados diretamente à Guerrilha do Araguaia e outros oito no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Paraná e no Mato Grosso.

Estas crianças foram entregues a famílias de militares e a pessoas ligadas aos órgãos de repressão sendo que algumas ainda procuram seus pais biológicos, e outras continuam desaparecidas, mas seus familiares contam suas histórias.

A investigação contou com a ajuda de militares, funcionários públicos, funcionários de instituições e de cartórios, e , durante o evento, ouviremos do autor como foi o processo de descobrimento deste fato inédito que aproxima, mais uma vez, a ditadura brasileira às da Argentina e Chile, que tiveram ações similares e que são hoje reconhecidas hoje em todo o mundo.

 

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas vindas – Marilia Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14:30 – Debate com

Eduardo Reina – Jornalista e pesquisador formado pela Universidade Metodista de São Paulo no ano de 1985 e mestrando em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing . É autor de vários livros entre eles o de contos policiais chamado No Gravador, editado em  2003. Participou  do livro O Conto Brasileiro Hoje, vol. 5, e em março de 2016  lançou a obra Depois da rua Tutoia

José Genoino – Nascido no Ceará, foi líder estudantil, ingressando em 1968, aos 22 anos, no Partido Comunista do Brasil (PC do B). Em 1972, é preso por participar da Guerrilha do Araguaia passando cinco anos preso em São Paulo. Depois de anistiado em 1970, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) , por quem é eleito deputado federal em 1982, sendo reeleito sucessivamente em 1986, 1990, 1994 e 1998.

Rogério Sottili - Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é o atual diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog . Ex- secretário na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Teve ainda importante atuação no Governo Federal havendo sido secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República e secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, onde coordenou a construção do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

 

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990 | faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.brAberto
de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335-4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br

_____________________________________________________________________

 

Sábado Resistente: lanzamiento del libro Cativeiro Sem Fim

El evento tendrá participación de Eduardo Reina, e invitados que están siendo confirmados

En el segundo Sábado Resistente del año, el próximo día 27 de abril a partir de las 14 horas, el Memorial de la Resistencia, institución de la Secretaría de la Cultura del Estado de São Paulo, en asociación con el Núcleo de Preservación de la Memoria Política realizará un importante debate sobre el libro cautividad sin fin con el autor del libro y dos importantes invitados

El evento comenzará a las 14h00 en el Auditorio Vitae (5º piso - Rua General Osório 66 - Luz)

El libro presenta un trabajo periodítico inédito en Brasil, la encuesta realizada por el periodista Eduardo Reina sobre los niños y adolescentes que fueron secuestrados durante la dictadura civil-militar (1964-1985).

A partir de una extensa investigación realizada por años. el autor descubrió 19 casos de secuestro de hijos de militantes de izquierda o de personas contrarias al régimen dictatorial - 11 vinculados directamente a la guerrilla del Araguaia y otros ocho en Río de Janeiro, en Pernambuco, en Paraná y en Mato Grosso.

Estos niños fueron entregados a familias de militares ya personas vinculadas a los órganos de represión, siendo que algunas aún buscan a sus padres biológicos, y otras continúan desaparecidas, pero sus familiares cuentan sus historias.

La investigación contó con la ayuda de militares, funcionarios públicos, funcionarios de instituciones y de oficinas, y oiremos del autor como fue el proceso de descubrimiento de este hecho inédito que equipara a la dictadura brasileña a las de Argentina y Chile que tuvieron acciones similares, conocidas hoy en día todo el mundo.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp