Foto: Gabriela Beraldo
Em tarde emocionante, o último Sábado Resistente recordou, no dia 22 de outubro no Memorial da Resistência de São Paulo, o arquiteto e militante da resistência à ditadura civil militar Farid Helou. A conversa foi mediada por Pedro Russo, que realizou uma pesquisa sobre a vida de Helou, que culminou em uma cartilha, distribuída gratuitamente no evento. Na mesa de debate estavam pessoas que conheceram Farid: José Luiz del Roio, que atuou na militância ao seu lado, Elisete Borim, sua amiga, Emilie Helou, sua filha e Reginaldo Forti, com quem trabalhou.
Durante a tarde, os convidados deram depoimentos sobre sua convivência com Farid, que foi membro do PCB e depois da Ação Libertadora Nacional (ALN). Del Roio afirmou que construiu seu curso de vida revolucionária ao lado de Farid. Contou que o conheceu quando este voltava de Cuba, onde passou uma temporada ajudando na reconstrução do país após a revolução, e que foram apresentados por Carlos Marighella.
Já Elisete, que representava o companheiro Alfredo Buso que não pode comparecer, leu uma carta de Buso, sobre a convivência entre os amigos. Eles eram colegas em uma empresa de arquitetura, onde trabalhavam com planejamento de cidades, pensando principalmente em como torna-las acessíveis para toda a população. Reginaldo também falou sobre a conduta profissional de Farid. Sua filha preferiu ler uma declaração que escreveu a falar para contar sobre o que lembrava do pai e como se sentia em relação a militância. Quando questionada sobre como se sentiu quando o pai foi preso, brincou: “a gente estudava em uma escola mais engajada, era até legal ter o pai preso”.
A plateia, de mais de 50 pessoas, foi composta, dentre outros, pela esposa de Farid, Nadir, seus filhos Marcelo e Luiz Carlos e duas de suas netas. Estavam também amigos e colegas do homenageado, que contaram histórias sobre a convivência com ele.
Os Sábados Resistentes acontecem todos os meses no Memorial da Resistência de São Paulo. O próximo evento será no dia 19 de novembro, às 14h, e discutirá Consciência e Resistência Negra. As divulgações acontecem em ambos os sites e páginas do Facebook do Núcleo Memória e do Memorial. Fique atento para mais informações.