No dia 23 de março, às 14h, no Auditório do 5º andar do Memorial da Resistência, teve lugar o primeiro Sábado Resistente do ano, inaugurando a temporada com o tema central A longa duração do Golpe de 1964. Neste encontro, foram discutidos os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964.
Você pode assistir a edição clicando no link.
A atividade teve início com a participação de Marcos Napolitano, professor de História do Brasil Independente do Departamento de História da USP, que abordou Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964 em suas múltiplas dimensões, incluindo as reformas, a ruptura constitucional e as influências estrangeiras. A historiografia concorda que é a partir de outubro de 1963 que o ambiente político entra em crise. Os agentes políticos não conseguem mais chegar a um consenso, e o caminho para o golpe se abre. A direita começa a apostar na ruptura política, explicou.
Em seguida, foi exibida uma versão reduzida do filme 1964 - Um Golpe contra o Brasil, de 2014, produzido pelo Núcleo Memória e dirigido por Alípio Viana Freire.
O próximo Sábado Resistente, intitulado Sábado Resistente: Anatomia dos Golpes na História do Brasil, está agendado para o dia 06/04, às 14h.