No dia 27 de maio, um grupo de 17 estudantes do 8º ano do Colégio Avenues esteve no Memorial da Resistência para conhecer o espaço carcerário do ex-DEOPS de São Paulo e a história do local, em uma visita mediada por Guilherme Bertolino Nunes, educador daquela instituição.
Uma vez terminada a visita e a pedido dos dois professores que acompanhavam o grupo, foi programada uma Roda de Conversa no auditório do Memorial com o ex-preso político e diretor do Núcleo Memória, Maurice Politi.
Após uma breve contextualização do período da ditadura e de seus efeitos práticos no dia a dia da sociedade brasileira durante os 21 anos de regime autoritário, houve uma sessão de perguntas e respostas com os alunos e professores.
Foram feitas algumas perguntas específicas sobre o cotidiano nos cárceres políticos daquele período e dos legados que permanecem até hoje, resultantes principalmente da impunidade concedida àqueles que cometeram as mais variadas violações de Direitos Humanos durante os 21 anos da ditadura.