No dia 26 de novembro, o Núcleo Memória promoveu uma roda de conversa com 60 alunos do cursinho do Instituto de Psicologia da USP. O convite partiu dos coordenadores do cursinho, a fim de preparar os alunos para a segunda fase da Fuvest que acontecerá em dezembro.
O historiador e educador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues representou a entidade na roda de conversa junto do ex-preso político e psicanalista, Reinaldo Morano. Foram apresentados os trabalhos que o Núcleo desempenha desde sua fundação, em 2009, principalmente com destaque para suas ações em lugares de memória, como o Memorial da Resistência de São Paulo, o Memorial da Luta pela Justiça e a luta pela transformação do antigo DOI-Codi em um memorial. Em seguida, Reinaldo Morano compartilhou suas memórias e vivências no movimento estudantil e como militante político da Ação Libertadora Nacional (ALN).
Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e solicitando a extensão da atividade, que estava prevista para durar uma hora e meia, mas foi ampliada para duas horas e meia.
As rodas de conversa fazem parte da proposta pedagógica do Núcleo Memória desde sua fundação, pois possibilitam momentos de conhecimento e reflexão sobre os acontecimentos da ditadura militar.
As rodas de conversa fazem parte da proposta pedagógica do Núcleo Memória desde sua fundação pois há o entendimento que elas possibilitam um momento de conhecimento e reflexão acerca dos acontecimentos da ditadura militar.