No dia 3 de abril, ocorreu a quinta aula do curso “Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência”, uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Núcleo de Preservação da Memória Política.
Com o tema principal “Experiências Internacionais de Lugares de Memória”, a aula foi ministrada pelo professor Flávio de Leão Bastos Pereira, doutor em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie, com pós-doutorado em New Technologies and Law pela Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália), além de conselheiro fiscal do Núcleo Memória.
O ponto central da aula foi a abordagem de experiências internacionais relacionadas a lugares de memória traumáticos — entre eles, os mais conhecidos, que remetem ao período da Alemanha nazista, como os campos de concentração e os espaços que simbolizam resistência à repressão da época. Também foram apresentados exemplos menos conhecidos, situados na Itália, no Benin, no Chile e na Argentina.
Grande especialista no tema, o professor recorreu a diversas dicas culturais — como livros, filmes e séries — para exemplificar os conceitos e informações discutidos durante a aula.
O curso “Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência” tem como objetivo promover reflexões sobre os Direitos Humanos por meio da musealização dos lugares de memória, destacando temas construídos no passado e ainda discutidos na atualidade.
Composto por cinco encontros presenciais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o curso aborda os seguintes temas: “Lugares de Memória: Teoria e Conceitos”; “A Função Pedagógica dos Lugares de Memória”; “Direitos Humanos e os Lugares de Memória”; “Experiências Internacionais de Lugares de Memória”; e “Lugares de Memória em São Paulo”.
Semelhante ao curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana no ano passado, os interessados nas aulas atuais podem assistir às palestras na íntegra no canal do Núcleo Memória no YouTube.