Em 22 de novembro, o Núcleo Memória realizou mais uma visita mensal mediada ao espaço que abrigou o antigo DOI-Codi em São Paulo, um Lugar de Memória da ditadura civil-militar (1964-1985). Nessa ocasião, a visita contou com a participação de 12 pessoas, inscritas no programa de visitação disponibilizado em nosso site.
A mediação foi conduzida por César Novelli Rodrigues, historiador e pesquisador da entidade, e Renan Beltrame, historiador convidado e educador. Além disso, a visita contou com a valiosa contribuição das experiências compartilhadas pelos ex-presos políticos Emilio Ivo Ulrich e Dulce Muniz. O público presente incluiu estudantes, interessados na história, acadêmicos das ciências humanas e de outras áreas.
A visita recebeu a presença da equipe de reportagem da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Na ocasião, a equipe de TV acompanhava Emilio Ivo Ulrich, que lançava seu livro Tortura não tem fim.
Durante a visita, os participantes foram introduzidos às atividades do Núcleo Memória, conhecendo sua história e fundação. Em seguida, a ação educativa abordou o funcionamento do DOI-Codi e o início da Operação Bandeirantes (OBAN), discutindo lugares de memória, a história do tombamento do prédio e as perspectivas da transformação do espaço em um centro de memória.
Em breve, o Núcleo Memória abrirá as inscrições para aqueles interessados em participar e conhecer mais sobre esse importante Lugar de Memória. Fique atento às nossas redes sociais e ao site para mais informações.