(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Primeiro Sábado Resistente de 2019: O papel dos coletivos culturais na São Paulo de hoje

O Coletivo Perifatividade durante os debates do Sábado Resistente

Misturando diferentes linguagens, estratégias de ação e inovações estéticas e programáticas, os coletivos apresentarão seus trabalhos durante esta tarde, debatendo com o público presente as diversas formas em que operam na articulação das questões que tocam os princípios fundamentais dos Direitos Humanos na cidade.

Coletivos presentes na mesa de debates:

Perifatividade - O Coletivo Perifatividade é um grupo de artistas e educadores oriundos da região chamada Fundão do Ipiranga (periferia do Ipiranga), existente desde 2010. O Coletivo realiza Saraus, cursos livres, formações e diversas outras ações em espaços comunitários, escolas, e na própria favela. Possui 06 livros lançados, dentre eles 03 livros e um documentário sobre o processo do Sarau e da poesia como forma de educação e empoderamento de jovens e adultos nas escolas públicas de São Paulo.

A Craco Resiste - A Craco Resiste é um coletivo que foi constituído no final de 2016 para se contrapor a violência policial na Cracolândia da Luz, na região central de São Paulo. Com exibição de filmes, roda de samba, capoeira e apresentações musicais, a ideia é estar presente no fluxo, para denunciar a violência institucional, como trazer cada vez mais gente para conhecer aquela realidade, formando uma rede de apoio. Desde sua constituição, a Craco Resiste denuncia diversas formas de violação no território, desde a falta de cuidados básicos, até agressões gratuitas das forças policiais na região.

 

Coletivo Aparelhamento –O Coletivo Aparelhamento se formou como uma rede voltada para a articulação e realização de ações de resistência a partir do ano de 2013 em diversas frentes, contando com colaboradores de várias partes do Brasil.

 

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp