(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Primeiro dia do Colóquio de Direitos Humanos discute fundamentos da intolerância religiosa no Brasil

Foto: Gabriela Beraldo

No último sábado, dia 18 de março, aconteceu, no prédio da antiga Auditoria Militar de São Paulo, o primeiro dia de debate do Colóquio de Direitos Humanos do futuro Memorial da Luta pela Justiça. A convite do Núcleo Memória e da OAB/SP, o Prof. Oswaldo Oliveira, diretor do Núcleo Memória, e o Dr Jáder Freire de Macedo Júnior, vice-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, debateram sobre intolerância religiosa no Brasil hoje. A mediação ficou a encargo de Raquel Tamassia, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

 

VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO FLICKR

 

Os especialistas falaram sobre diversas faces do tema, incluindo sua percepção legal e filosófica. Discutiram-se as liberdades de consciência, culto e crença presentes na Constituição e os diferentes direitos individuais atrelados à religião. O público contribuiu com relatos sobre suas experiências pessoais envolvendo a aceitação de crenças, principalmente as de origem africana.

 

Além do debate, houve exibição do curta-documentário “Intolerâncias da Fé”, de Alexandre B. Borges, Fernando de Sousa e Taís Capelini, que, a partir do depoimento de pesquisadores, lideranças religiosas e praticantes de religiões afro brasileiras, retrata os conflitos religiosos ocorridos no espaço público e problematiza o tratamento conferido a estes conflitos pela sociedade e por instituições como a escola e a polícia. Estavam expostas também fotografias de Roger Cipó, que documenta a cultura do Candomblé no Brasil.

 

O evento faz parte do 1º Colóquio de Direitos Humanos do Memorial da Luta pela Justiça, que terá um total de quatro encontros, nos dias 29/04, 20/05 e 01/07. O próximo encontro discutirá sobre segurança pública e a questão penitenciária no Brasil. Veja mais informações sobre a programação nos sites do Núcleo Memória e da OAB-SP.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp