(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Primeira aula do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos do Brasil 2023, ministrada por Marcos Napolitano, trata do golpe de Estado e da gênese da ditadura militar

Foto: André Santa Rosa/Divulgação

No encontro do Curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil – 2023”, realizado no dia 15 de setembro nas dependências do Centro Universitário Maria Antônia da USP, o professor Marcos Napolitano apresentou sua aula “Ditadura civil ou militar (1964 – 1985)?: do golpe de Estado à gênese do regime”.

Ao longo de sua explanação, Napolitano pontuou conceitos, marcos históricos e discussões sociológicas e historiográficas pertinentes ao estudo da ditadura que se instalou no Brasil a partir de 1964. 

Estimulando o público participante a refletir sobre o conceito de golpe de Estado, Marcos Napolitano tratou de identificar as movimentações civis e militares do começo da década de 1960, dentro de uma tradição política mais abrangente, iniciada desde o advento da república brasileira no ano de 1889. 

Desta forma, o regime ditatorial que se instalou em abril de 1964 é compreendido como um, dentre outros momentos, em que os caminhos do desenvolvimento nacional em seus mais variados aspectos – econômicos, sociais, políticos e jurídicos – passou a ser tutelado pela força militar no comando do Poder Executivo, com o apoio de setores não só dos demais poderes – Legislativo e Judiciário – como também do conjunto social. 

Abordando o debate acadêmico relacionado à ditadura, Napolitano distinguiu os conceitos de regime e ditadura, como também os de civil-militar e militar, usados para caracterizá-la, como elementos importantes na construção do entendimento acerca do período, seu processo de desenvolvimento e desfecho. 

Após a explanação, o professor abriu o debate aos alunos, possibilitando a discussão sobre  o campo das teorias sociológicas e historiográficas, dos acontecimentos que marcaram o período e dos traços de continuidade no presente.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp