FoTO: Gabriela Beraldo
Na última sexta-feira, dia 29 de setembro, os pesquisadores do Núcleo Memória Paula Salles e o também diretor Oswaldo Oliveira entrevistaram dois membros fundadores da instituição, como parte do projeto de construção da sua memória institucional.
As entrevistas - gravadas em vídeo no estúdio da Universidade Metodista de São Paulo - foram
feitas com o conselheiro Raphael Martinelli e com o diretor Maurice Politi. Ambos participaram da fundação do Núcleo Memória, a partir de um grupo de trabalho do Fórum de ex-presos políticos de São Paulo. Os dois ex-membros da Aliança Libertadora Nacional (ALN) falaram sobre o período de luta revolucionária e como seguem buscando por Justiça e Verdade hoje, principalmente através do Núcleo Memória.
A equipe de pesquisa realizará mais entrevistas com membros do conselho e da diretoria, além de ex-membros que participaram da fundação da instituição. Além dos vídeos, um total de 15 selecionados irão responder um questionário reflexivo sobre o NM.
Outras ações do projeto de memória institucional incluem o levantamento e organização de arquivos físicos e digitais; coleta de dados sobre todas as ações realizadas desde 2009 (ano de fundação); e o compartilhamento de informações com organizações parceiras, como o Memorial da Resistência de São Paulo.