No dia 28 de setembro, o Núcleo Memória participou da visita que fizeram alunos da UNIFESP ao Portal do antigo Presídio Tiradentes e ao Memorial da Resistência.
Um grupo de 15 estudantes dos cursos de Direito e Relações Internacionais, liderado pela Professora Carla Osmo, conheceu o local onde se situava o antigo presídio Tiradentes, onde ficaram centenas de presos políticos durante a ditadura civil-militar.
O grupo pôde conhecer o portal original, único traço remanescente do presídio desde sua construção ainda no século XIX até quando foi desativado no ano de 1973, ano em que se iniciaram as obras da primeira linha de metrô na cidade.
Com o relato de Maurice Politi, ex-preso político e atual diretor do Núcleo Memória, o grupo tomou conhecimento de detalhes sobre o prédio e o cotidiano dos presos naquele presídio.
Depois de ter estado neste local, o grupo se dirigiu ao Memorial da Resistência onde teve a oportunidade de visitar o espaço carcerário do ex-DEOPS e ouviu dos educadores do Museu uma breve descrição do local e de sua organização na época da ditadura.
Em seguida, no auditório do 5o. andar do prédio, o grupo participou de uma roda de conversa em que Politi descreveu como era o dia a dia dos presos naquele espaço e a luta da sociedade civil que, desde o ano de 2002, pediu pela conversão do espaço em um lugar de memória, o que somente ocorreu no ano de 2009.
Durante a visita foi realizada uma sessão de perguntas e respostas.