Elzita Santa Cruz
É com grande pesar que o Núcleo Memória comunica o falecimento de Elzita Santa Cruz, aos 105 anos, nesta terça-feira (25/06/2019). Dona Elzita deixa um legado de luta e resiliência na incansável busca pelo filho Fernando Santa Cruz, um dos casos mais notórios de desaparecimento político durante o regime militar. Altiva e combativa, nunca deixou a luta pela justiça, buscou até o último momento informações sobre o filho que nunca conseguiu reencontrar.
Relembramos seu apelo feito ao marechal Juarez Távora, em maio de 1974:
É justo, é humano, é cristão que um órgão de segurança encarcere, depois de sequestrar, um jovem que trabalhava e estudava, sem que à sua família seja dada qualquer informação sobre o seu paradeiro e as acusações que lhe são imputadas? Que direi ao meu neto quando jovem for e quando me indagar que fim levou o seu pai, se ele não tiver a felicidade de ver seu regresso? Direi que foi executado sem julgamento? Sem defesa? Às escondidas, por crime que não cometeu?
Sua luta, infelizmente, permanece inconclusa.
Segundo a imprensa local, Dona Elzita será velada nesta terça-feira, na Câmara Municipal de Olinda, e cremada no dia seguinte, em Paulista, na Região Metropolitana de Recife.