Os diretores, conselheiros e amigos do Nucleo de Preservarão da Memória Política vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento no dia de ontem, 13 de dezembro, da Sra. Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva , sequestrado e assassinado pelas forças da repressão durante a ditadura militar no ano de 1971.
Eunice, mãe de 5 filhos: Marcelo, Veroca, Eliana, Nalu e Babiu, também foi presa durante mais de 12 dias nas celas do DOI-CODI Rio de Janeiro. Depois de sair da prisão, estudou Direito e se engajou na luta da comunidade dos familiares de mortos e desaparecidos políticos em busca de notícias concretas sobre seus familiares. Eunice tornou-se, com os anos de luta e sofrimento, um verdadeiro símbolo da resistência dos familiares contra a ditadura e sua história foi brilhantemente retratada no livro “Ainda Estou aqui” lançado por seu filho Marcelo, em 2015.
Expressamos nossos sentimentos à família e manifestamos nosso respeito pelo papel de Eunice, uma verdadeira guerreira, que falecida no dia em que tristemente se recordava os 50 anos da promulgação do AI-5, morreu sem ter recebido por parte do Estado Brasileiro as respostas pelas quais lutou toda sua vida.