Histórico militante de esquerda na cidade de Bauru, Pedroso era também conhecido como ”Chinelo” . Era advogado, militante e escritor , autor de vários livros sobre a repressão política e a história dos perseguidos políticos naquela cidade e região . Pedroso tinha vários amigos que o consideravam como a voz da consciência política de Bauru. “Ele deixará um grande legado para a história bauruense e brasileira “ comentou seu amigo Henrique Perazzi de Aquino .
Filho de ferroviário, Pedroso foi o fundador do movimento pela anistia politica em Bauru. No inicio das atividades do Memorial da Resistencia , “Chinelo” era uma presença constante nos nossos Sábados Resistentes e debates que se promovem neste local.
Foi casado por 20 anos com Ana Célia Ferreira Albuquerque, e ela relata que : “Pedroso foi um grande companheiro , irreverente, deixou muitos “causos” e histórias contadas de cada caso que se tinha que buscar justiça. Tinha um imenso coração e tinha muitos projetos ainda”.
Entre os livros que pretendia lançar. um , já iniciado, sobre o Presidio Tiradentes a partir da visão de um carcereiro que trabalhou lá e tinha se tornado amigo de Pedroso.
Antonio Pedroso Junior era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) que emitiu ontem uma nota de pesar pelo seu falecimento assim como o fez o Partido dos Trabalhadores (PT) .
Pedroso foi enterrado no cemitério São Benedito de Bauru nesta terça feira dia 29 as 10 horas