(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   No Dia Internacional dos Direitos Humanos, II Ciclo de Cinema tem encerramento com debate sobre o tema

Foto: Paula Salles

No último dia 10 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e, para celebrar a data, o II Ciclo de Cinema “Milton Bellintani” Justiça e Direitos Humanos dedicou seu encerramento ao debate do tema. Foi exibido, no prédio do futuro Memorial da Luta pela Justiça, os vídeos produzidos pelo Núcleo Memória para o Projeto Ocupe os Direitos Humanos, desenvolvido no primeiro semestre de 2016 em repúdio à extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O evento trouxe também o ex-preso político Aton Fon para um debate com o público.

 

O Projeto Ocupe consiste em uma série de entrevistas com representantes de movimentos sociais, sobre as perdas de suas lutas com a extinção do Ministério. Confira a entrevista feita com o conselheiro do Núcleo Memória Anivaldo Padilha, sobre Justiça de Transição:

 

 

 

As outras entrevistas estão disponíveis no canal do YouTube do Núcleo Memória: clique aqui.

 

Foi exibido também, em primeira mão, o curta-documentário produzido pelo diretor Camilo Tavares (O dia que durou 21 anos, 2013) sobre o futuro Memorial da Luta pela Justiça, que ocupará o prédio da antiga Auditoria Militar de São Paulo – uma parceria entre o Núcleo Memória e a OAB-SP. O curta traz entrevistas com advogados sobre a importância do prédio e o que acontecia ali durante a ditadura civil-militar.

 

Após as projeções, houve um debate com a plateia. Estavam na mesa o ex-preso político Aton Fon, Raquel Tamassia, da coordenação de Direitos Humanos da OAB-SP, e Gabriela Beraldo, responsável pela realização do Projeto Ocupe. A mediação ficou a encargo do diretor do Núcleo Memória Oswaldo Oliveira.

 

O II Ciclo de Cinema “Milton Bellintani” Justiça e Direitos Humanos foi uma parceria entre o Núcleo de Preservação da Memória Política e a OAB-SP, com apoio da Oak Foundation. Foram um total de cinco sábados, com exibições de filmes e documentários sobre os temas da ditadura, justiça e direitos humanos.

 

icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp