No dia 10 de março, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento será às 14h00 e marcará o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.
Por meio do encontro de militantes feministas de diferentes gerações, este Sábado Resistente busca compreender junto ao público as mudanças nas lutas das mulheres ao longo dos anos, tanto nas demandas quanto nas formas de ação. Além disso, com o diálogo entre as resistentes de ontem e hoje, pretende-se discutir as melhores estratégias para a conquista de direitos das mulheres.
Para introduzir o tema, será exibido o documentário de curta-metragem “Nossa voz resiste!”, dirigido por Carolina Caffé e produzido pela ONG Artigo 19. O filme traz a história de três mulheres brasileiras: uma comunicadora que denuncia a violência policial em sua comunidade, uma jornalista independente e uma militante que luta pela liberdade de expressão.
PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas-vindas – Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Paula Salles (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h20 – Exibição do documentário de curta-metragem “Nossa voz resiste!”, dirigido por Carolina Caffé.
14h30 – Mesa Redonda
Carolina Caffé: é cientista social e documentarista. Trabalhou no departamento de Cultura, Comunicação e Novas Mídias do Instituto Pólis, onde produziu o Mapa das Artes e o filme A Caminho da Copa. Colaborou com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP), e como jornalista para diversas revistas e portais. Atualmente atua como freelancer pela sua produtora chamada Primavera Digital, leciona cursos livres na USP e Espaço Itaú de Cinema e é consultora de desenvolvimento de projetos e elaboração de roteiros.
Rita Sipahi: ex-militante da Ação Popular (AP) e do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT). Atualmente é advogada de presos políticos e conselheira da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça.
Stephanie Ribeiro: Arquiteta, escritora e feminista. Recebeu da Assembleia Legislativa de São Paulo a Medalha Theodosina Ribeiro em 2015, que homenageou seu ativismo em prol das mulheres negras. Atualmente trabalha em seu primeiro livro e é colunista da revista Marie Claire.
16h10 – Debate
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335.4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br
Damaris Rota (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br
Marina Teles (11) 3339-8164 | mteles@sp.gov.br
Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br