Foto: Gabriela Beraldo
No dia 2 de setembro, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento será às 14h00 e lançará cinco livros sobre a ditadura civil-militar brasileira, que estarão à venda no dia do evento. Conheça os títulos e os autores:
Beijo Amordaçado, de Cláudio Ferreira
Livro mostra a censura sobre as telenovelas exibidas entre 1964 e 1988, baseado em pesquisa no Arquivo Nacional, que guarda os pareceres dos censores sobre todos os capítulos das novelas deste período. Também é examinada a correspondência entre a Censura e as emissoras que produziam novelas. Cláudio Ferreira é jornalista e trabalha na Rádio Câmara (Brasília). Autor também de A Dinâmica dos Reality-Shows na TV aberta brasileira (Ed. Universa, 2010) e Cerrado em Close - Histórias dos Primeiros Anos da Televisão em Brasília (Editora Ler, 2012).
Depois da Rua Tutóia, de Eduardo Reina
Em seu romance de estreia, o jornalista Eduardo Reina conta a triste e violenta história do sequestro de um bebê por agentes da repressão na ditadura em São Paulo – e como essa mulher viveu depois desse conturbado período. Ficção baseada em histórias reais de pessoas que viveram, lutaram contra, sofreram ou apoiaram a repressão nas décadas de 1960/70. Eduardo Reina é jornalista e foi diretor de redação em São Paulo e no interior. Ganhou prêmios como o Abril (1986, 1987), Estado (2010) e Imprensa Sindical (1993).
Documentos (In)Visíveis – arquivos da ditadura militar e acesso à informação em tempos de justiça de transição no Brasil, de Vicente AC Rodrigues
A obra aborda os arquivos de inteligência e de polícia política da ditadura estabelecida no Brasil em 1964. Vicente é mestre em Direito pela UFRJ, membro do grupo de pesquisa do CNPq Trabalhadores e Ditadura Civil-Militar no Brasil (PUC-Rio), assessor da direção-geral do Arquivo Nacional para o tema Memória, Verdade e Justiça e membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas e do conselho do projeto Opening the Archives (Brown University, EUA).
Ditadura e Transição Democrática no Brasil – o golpe de Estado de 1964 e a (re)construção da democracia, de Inez Stampa
A coletânea apresenta reflexões sobre o regime de exceção vigente no Brasil entre 1964 e 1985 e debate o processo de transição democrática no país. Inez Stampa é doutora em serviço social pela PUC-Rio, onde é professora do Departamento de Serviço Social. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq Trabalhadores e Ditadura Civil-Militar no Brasil (Trappus/PUC-Rio). No Arquivo Nacional, atua como coordenadora do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, e é vice-presidente da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas.
À Espera da Verdade, de Haroldo Ceravolo
Livro aborda a participação de civis no conluio e na consolidação da ditadura bonapartista que se abateu sobre o país no período de 1964 a 1985. O autor é jornalista e trabalhou na Folha de São Paulo como correspondente em Paris e nas editorias Brasil, Cadernos Especiais e Ilustrada. No jornal O Estado de S. Paulo, foi repórter do Caderno 2, especializado em literatura. Atualmente, é editor da home page do portal UOL.
PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas vindas - Marília Bonas (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Oswaldo Santos Junior
14h20 – Mesa Redonda
SERVIÇO
Memorial da Resistência
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (11) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335.4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br
Damaris Rota (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br
Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br