Na segunda-feira, dia 15/08, o Núcleo Memória realizou uma visita mediada ao Memorial da Luta pela Justiça com a presença da vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Dra. Priscila Beltrame, e mais 10 integrantes desta mesma Comissão. Também estiveram presentes o Dr. Belisário dos Santos Junior, ex-secretário de Estado da Justiça de São Paulo e membro consultivo do Comitê Gestor do Memorial da Luta pela Justiça, e o Dr. Flávio de Leão Bastos, professor da Universidade Mackenzie e que também integra o mesmo Comitê. O grupo pôde conhecer as instalações da antiga Auditoria Militar antes do início de sua reforma.
Recebendo os visitantes estavam os integrantes do Núcleo Memória: Kátia Felipini, diretora de Museologia, Ações Educativas e Culturais, museóloga e uma das coordenadoras do plano museológico do espaço; Maurice Politi, administrador, ex-preso político que foi julgado na auditoria e diretor Administrativo; César Novelli Rodrigues, historiador e pesquisador e André Santa Rosa, jornalista e analista de comunicação.
Durante aproximadamente duas horas, foi relatado aos visitantes a história do prédio onde funcionaram as ex-Auditorias de São Paulo, os detalhes dos julgamentos que ocorriam nesse lugar e, principalmente, as evidências da conivência da Justiça Militar, na época da ditadura civil-militar, com as frequentes arbitrariedades e violações dos Direitos Humanos.
Também foi apresentado aos visitantes os detalhes do plano museológico e a expectativa do início das obras, que transformarão o espaço em um lugar de visita dedicado à história das lutas por justiça no Brasil. Espera-se que até novembro deste ano as obras se iniciem