MLPJ na Jornada do Patrimônio 2022.
O Núcleo Memória (NM) realizou, na manhã de 21 de agosto, uma visita mediada ao Memorial da Luta Pela Justiça na programação da Jornada do Patrimônio, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e da Coordenadoria de Programação Cultural. Neste ano, o tema da Jornada foi “Tão perto, tão longe”, que buscou discutir as diversas centralidades de São Paulo no que diz respeito à apropriação da população de seus patrimônios, seja material ou imaterial.
Dentre os presentes na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1.249, estavam historiadores, jornalistas, museólogos, educadores, estudantes e pesquisadores de temas relacionados às suas respectivas áreas, além da Ditadura Militar e Justiça no período em que o regime militar vigorou (1964-1985).
A ação foi iniciada com uma roda de conversa com as apresentações de cada participante da visita, seguida por uma breve apresentação das atividades realizadas pelo Núcleo Memória. Em seguida, foi explicado o processo histórico dos usos do casarão, tombado pelo Conpresp, e do processo de construção do Plano Museológico para o memorial. Também foi exibido o documentário institucional produzido pelo cineasta Camilo Tavares intitulado “Memorial da Luta Pela Justiça”. Após a exibição do curta, o grupo foi convidado a percorrer o prédio para conhecer os seus espaços.
A visita mediada, realizada pela Ação Educativa do Núcleo Memória, teve duração de duas horas e meia. Participaram Kátia Felipini, museóloga e Diretora de Museologia, Ações Educativas e Culturais; César Rodrigues, historiador, pesquisador e educador; Renan Beltrame, historiador, pesquisador do Memorial da Luta Pela Justiça e educador; e Bruna Ferrari, cientista social e pesquisadora do Memorial da Luta pela Justiça.