Foto: André Santa Rosa/Divulgação
Como forma de reconhecimento a Maurice Politi por sua trajetória e contribuição na luta política pela democracia no Brasil, inclusive por todo sofrimento vivido nas prisões da Cidade de São Paulo e mesmo assim ter escolhido voltar e se estabelecer na cidade, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu o título de Cidadão Paulistano ao defensor dos Direitos Humanos e da Preservação da Memória Política. O evento foi realizado na segunda-feira, dia 17/04, na Câmara Municipal, em uma cerimônia emocionante e de casa cheia. Para assistir a solenidade na íntegra basta acessar o link no Youtube.
Na abertura, o evento contou com o hino nacional cantado pelo grupo Cia do Tijolo e Maurice Politi. Em seguida, o diretor do Núcleo Oswaldo de Oliveira mediou a cerimônia convocando depoimentos gravados previamente e outros que foram realizados ali mesmo na tribuna, entre projeção de fotografias, música e leitura de uma carta, pela Cia do Tijolo, a seus familiares quando estava na prisão em Presidente Venceslau.
Entre os convidados para homenagear Maurice Politi através de seu depoimento, estavam familiares, diretores de instituições museológicas e outras de preservação da memória política, políticos e companheiros de luta política.
Por fim, o título foi entregue a Maurice pelo Vereador Hélio Rodrigues e a Deputada Federal Juliana Cardoso (PT), que solicitou o título ainda enquanto vereadora, além das duas netas de Politi, sua esposa e seus dois filhos. A Cia do Tijolo apresentou um último número musical, que encerrou a cerimônia de forma revigorante e repleta de esperança.