Participaram pelo Centro de Memória Sul Fluminense - CEMESF/UF as professoras Ana Paula Poll, Alejandra Estevez e Sabrina Moura Dias; e a consultora e consultor para a concepção do Plano Museológico e qualificação arquitetônica a museóloga Pamela de Oliveira Pereira e o arquiteto urbanista Felipe Nin. Geralzélia Streva, familiar de vítima do I BIB, não conseguiu participar em virtude de problemas técnicos. Novamente, contamos com apresentações exemplares, fartamente ilustradas por fotos, desenhos e plantas.
Inicialmente, foi apresentado o histórico do complexo do prédio que foi ocupado pelo 1º Batalhão de Infantaria Blindada e os espaços do futuro Museu do Trabalho e dos Direitos Humanos a ser implantado; o desconhecimento generalizado, inclusive da população local sobre o que aconteceu naquele lugar: prisão, tortura e assassinatos dos próprios soldados; a ligação entre a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN e o I BIB, criado para controlar a classe trabalhadora do CSN, e a repressão aos movimentos católicos e organizações revolucionárias; e o direito dos cidadãos de Barra Mansa e Volta Redonda de conhecerem esta parte de sua história.
Foram apresentados, ainda, os projetos de extensão do Centro de Memória Sul Fluminense (CEMESF/UF) para estudantes, tais como visitas mediadas, Direitos Humanos nas Escolas e o projeto Cine Arquivo.
Também foi falado sobre a ausência de política de preservação da memória e, nesse sentido, a importância da Comissão Municipal da Verdade para a produção, preservação e divulgação da memória decorrentes do trabalho realizado, e do TAC, que está possibilitando a realização do projeto.
Outro tema tratado foi sobre o processo de contratação dos consultores para a concepção do Plano Museológico; a metodologia, que teve que ser adaptada por conta da pandemia, que restringiu algumas ações, mas abriu espaço para outras possibilidades; e as propostas da consultoria para o tombamento do complexo, do plano museológico e da requalificação arquitetônica; da definição do conceito gerador e outras características da futura instituição; e parte dos espaços que ainda são ocupados pelo Exército e pela administração municipal. O trabalho de consultoria encontra-se em estágio de finalização.
Assista a live no canal do youtube e do facebook do Núcleo Memória