(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Levante Popular lota Sábado Resistente em lançamento de livro sobre escrachos realizados pelo grupo

Eu vou te escrachar,

eu vou te escrachar!

Sou do Levante

e por Memória eu vou lutar!

 

Foi entoando essas palavras e carregando bandeiras que os jovens do Levante Popular da Juventude abriram o Sábado Resistente do dia 12 de agosto. O evento, que aconteceu no Memorial da Resistência de São Paulo, lançava o livro “Escrachos aos Torturadores da Ditadura”, da diretora do Núcleo Memória Ana Paula Brito.

A obra, fruto da dissertação de mestrado da autora, aborda as ações de escracho realizadas contra os torturadores da ditadura civil-militar brasileira pelo Levante Popular da Juventude. Para esses jovens, os escrachos são uma forma de aplicar uma sanção aos criminosos do regime militar, que no Brasil não tiveram que responder a nenhum processo penal ou civil sobre os seus atos do passado.

Além de Ana Paula, estavam na mesa o ex-preso político Aton Fon Filho, como mediador, e Juliane Furno, integrante do Levante que participou da organização da primeira rodada de escrachos. Durante o evento, o debate – que contou com a participação de dezenas de jovens na plateia –  girou em torno principalmente da forma como o Brasil lida com sua Memória e o papel da juventude na preservação dessa Memória e no apoio à busca pela Verdade e Justiça. Nas palavras da autora, “a memória da ditadura pertence a todos nós”.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp