Convidamos a tod@s para estarem presentes no ato em homenagem ao companheiro Celso Horta, falecido no dia 21 de abril, que será realizado no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (Rua Rego Freitas 530- sobreloja) no próximo dia 29 de maio a partir das 19 horas.
Celso Horta teve uma longa história de militância política, tendo sido preso pela Operação Bandeirantes em 1969, com a idade de 21 anos, em São Paulo. Era membro da Ação Libertadora Nacional (ALN) e permaneceu preso em vários presídios de São Paulo até o ano de 1977.
Após sair da prisão, formou-se jornalista e trabalhou no Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo. No Partido dos Trabalhadores (PT), editou o Boletim do Diretório Nacional e na Central Única de Trabalhadores (CUT) foi assessor de imprensa. Em 2006 fundou o jornal ABCD Maior.
A partir de 2012, Celso dedicou-se a pesquisar a história do militante Joao Leonardo da Silva Rocha, do Movimento de Libertação Popular (MOLIPO) e de outros combatentes, como contribuição ao processo de luta por Memória, Verdade e Justiça. Dessa pesquisa resultou o livro “Tempo dos Cardos” no qual retratou a trajetória e os últimos anos de vida de Joao Leonardo , assassinado pela repressão militar no dia 4 de novembro de 1975, em Palmas de Monte Alto na Bahia e cujo corpo continua desaparecido.
Infelizmente, Celso não teve ocasião de ver pronto esse seu último livro, dado que a publicação foi finalizada alguns dias depois de seu falecimento.
Tempo dos Cardos”, publicação da Editora Expressão Popular, será lançado nesse dia 29 de maio, a partir das 19h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.