(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Em quarta aula do curso, professora Deborah Neves apresenta ideias sobre patrimônio e lugares de memória

Foto: André Santa Rosa/Divulgação

No dia 06 de outubro, realizamos nosso quarto encontro do Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil 2023, no prédio do Centro Universitário Maria Antônia da USP, no qual a professora Deborah Neves apresentou a aula “Os conceitos de lugares de memória e as experiências brasileiras”. 

Partindo de uma abordagem histórica acerca da discussão que procura definir o conceito de “patrimônio”, a professora apresentou o levantamento cronológico de uma série de documentos, frutos de intensos debates, que pretendem qualificar uma concepção sobre o tema.

Identificando a predominância de um viés alicerçado na percepção de escolas de arquitetura europeias que, desde o final do século XIX determinaram o entendimento a respeito da preservação patrimonial, Deborah Neves demonstrou como transformações políticas e sociais impulsionaram mudanças de perspectivas nesse processo.

Destacando a importância dos testemunhos de vítimas dos campos de concentração nazistas erguidos ao longo da II Guerra Mundial, fez compreender que a percepção sobre preservação do patrimônio a partir da segunda metade do século XX, não mais se baseia exclusivamente em aspectos de beleza estética arquitetônica, e que os memoriais constituídos em homenagem às vítimas de violência, preservam lugares de memória, visando uma educação para a não repetição de arbitrariedades e crimes contra a humanidade. 

Em seguida, evidenciou o pioneirismo da Constituição Federal brasileira de 1988, possibilitando enxergar também a noção de preservação de patrimônios imateriais que, ao longo do tempo, foi sendo delineada e sancionada também por outros países e entidades internacionais.

Ao final de sua fala, expôs sua atuação frente ao grupo de trabalho em pesquisas no prédio do antigo DOI-Codi/SP, que visa instituir no lugar um memorial em homenagem às vítimas da ditadura militar brasileira.

A participação do corpo discente nesse dia de atividades girou em torno de reflexões sobre a importância de instituir lugares de memória no Brasil, visando contribuir com a manutenção de um regime democrático.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp