(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Em outubro, o Núcleo Memória dá continuidade ao curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil

Em continuidade às atividades do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, o Núcleo Memória apresentou quatro aulas, concluindo até o sexto módulo do curso. As aulas foram ministradas sempre aos sábados (dias 01/10, 08/10, 22/10 e 29/10), pela manhã. 

A primeira aula do mês de outubro foi ministrada pelo Prof. Oswaldo Oliveira, diretor do Núcleo Memória (Universidade Metodista e Núcleo Memória), que teve como tema “Resistências políticas na luta pela democracia”. Dividida em tópicos, a aula passou por temas como fundamentos da educação em Direitos Humanos; construção da cidadania; as lutas da esquerda; movimento estudantil; e lutas pela redemocratização.

Na segunda aula do mês de outubro, a Dra. Deborah Neves (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico - UPPH-Condephaat) tratou sobre o tema “Preservação do patrimônio cultural”. A professora tratou da teoria do patrimônio, passando por sua origem no século XIX de dever patriótico de preservação de memória, até as teorias que relacionam patrimônio e lugares de memória aos direitos humanos.

Durante o módulo 5, apresentado no dia 22/10, as alunas e alunos assistiram a duas aulas: “Os conceitos de lugares de memória e as experiências brasileiras”, com Julia Gumieri (Memorial da Resistência de São Paulo), e “O papel da História Oral nos lugares de memória”, ministrada por Natália Batista (Historiadora e Pesquisadora do MLPJ). As aulas se relacionavam ao pensar a memória, muitas vezes enquanto oralidade, na construção de espaços como o Memorial da Resistência, Memorial da Luta Pela Justiça e outros. 

 Por fim, no dia 29/10 foi apresentado o módulo 6, intitulado “Experiências internacionais de lugares de memória”, ministrado pelo Prof. Dr. Flávio Bastos (Escola Superior de Advocacia / Universidade Mackenzie). Em sua aula, o professor trouxe uma visão mais global para o tema dos lugares de memória, pensando em experiências internacionais e seus aportes teóricos e jurídicos. Como exemplos citados, os alunos puderam ouvir sobre experiências de países como Alemanha, Bósnia, Senegal, Argentina e outros. 

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp