(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Em maio, o Memorial da Resistência realiza debate sobre questão de gênero e violência contra a mulher no Sábado Resistente

No dia 06 de maio, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece às 14h00, e terá debate sobre a questão de gênero e a violência contra a mulher no Brasil, com entrada gratuita.

 

CONFIRME PRESENÇA NO FACEBOOK

 

Na ocasião, será exibido o documentário “Precisamos falar do assédio”, dirigido por Paula Sachetta, que traz depoimentos de mulheres com idade entre 14 e 85 anos que sofreram assédio. Os relatos foram colhidos dentro de uma van-estúdio, que passou por nove locações diferentes, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao final, as convidadas Amelinha Teles, militante e ex-presa política, a jornalista Paula Sacchetta e a socióloga Suelaine Carneiro irão debater sobre o tema com o público presente.

 

Os organizadores do Sábado Resistente Kátia Felipini e Maurice Politi comentam sobre a urgência em ser debatido o tema, devido as taxas de violência e assassinato de mulheres no país. “O Brasil, de acordo com um estudo divulgado em abril de 2016 pela Organização Mundial da Saúde, possui a 5ª maior taxa de feminicídio do mundo. Segundo outra pesquisa, essa do Instituto Avon / Data Popular, realizada em 2014, cerca de 78% das jovens brasileiras (entre 16 e 24 anos) já sofreram algum tipo de assédio, como ser beijada à força”.

 

De acordo com estudos, a situação é ainda mais grave para as mulheres negras. O Mapa da Violência 2015 revelou que as mortes violentas de negras aumentaram 54% nos últimos dez anos, ao mesmo tempo que a quantidade anual de homicídios de brancas caiu 9,8%.  

 

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Paula Salles (Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h20 – Mesa Redonda
16h10 – Debate

 

 

Mesa Redonda: 

 

Maria Amélia Teles, ou Amelinha, foi militante contra a ditadura civil-militar e presa política. Fundou a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e integrou a Comissão Estadual da Verdade de São Paulo.

 

Paula Sacchetta é jornalista e documentarista. Já trabalhou na Globo, na TV Brasil e no caderno Aliás, do jornal O Estado de S. Paulo. Ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria revista com reportagem para o especial da revista Caros Amigos sobre a Comissão Nacional da Verdade. Em 2013, trabalhou como consultora da Comissão Nacional da Verdade.

 

Suelaine Carneiro é socióloga e coordenadora do Programa de Educação do Geledés – Instituto da Mulher Negra. É assessora da Relatoria do Direito Humano à Educação, projeto vinculado à Plataforma DHESCA (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais).

 

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar

Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)

Entrada Gratuita

 

Mais informações à imprensa

Memorial da Resistência de São Paulo

Kátia Felipini Neves – (11) 3335.4996 kneves@memorialdaresistenciasp.org.br

 

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa

Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br 

Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp