É com pesar que, nós do Núcleo Memória, trazemos a notícia do falecimento do Dr. Mário de Passos Simas na manhã desta quarta-feira, dia 12 de julho de 2023.
Nascido no dia 12 de abril de 1934, formou-se em direito em 1958. Como advogado, foi um dos quadros mais importantes na luta dos presos políticos durante a ditadura civil-militar, além de advogar em defesa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, atividade que se estendeu até 1975.
Sobre esse trabalho como defensor de presos políticos, Mário afirmava: nós (os advogados) nos valíamos de tudo, de mil requerimentos, de centenas de petições e reclamávamos perícias, invocávamos autoridades estrangeiras, entidades internacionais como a Anistia Internacional. Tudo que era válido era exercido.
Também foi membro fundador da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, criada em 1972.
Dr. Mário de Passos Simas foi o advogado que apelou, junto ao STM, pedido para que o preso político Maurice Politi, diretor e fundador do Núcleo Memória, tivesse sua pena reduzida de 10 para 4 anos, nos anos de 1970. Em 2012, concedeu seu testemunho para o Programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial da Resistência de São Paulo e, em 2016, para o Projeto de História Oral do Memorial da Luta pela Justiça, compartilhando suas memórias de uma vida dedicada à luta para que o Direito fosse um bem comum a todos, e não somente para alguns.
Foi exemplo na luta pela justiça em um momento no qual não havia justiça.
O Núcleo Memória se solidariza neste momento de pesar com familiares e amigos do Simas.
Dr. Mário de Passos Simas, Presente! Agora e sempre!