(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Dia Internacional pelo Direito à Verdade

No dia 24 de março de 1980, foi brutalmente assassinado na cidade de San Salvador, capital de 


Salvador, o Monsenhor Óscar Romero. O assassinato do arcebispo Romero por um atirador da elite do exército salvadorenho se deu nos momentos em  que ele estava celebrando uma missa. Sua morte causou uma comoção generalizada e protestos em todo o mundo.
 


A partir de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Graves Violações dos Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas, em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos Direitos Humanos.

 

Este dia é também dedicado a homenagear a memória de todas as vítimas de violações de direitos humanos e para apoiar todos aqueles que promovem e protegem os direitos humanos.


Esta proclamação da Assembleia Geral da ONU reconhece que o  direito à verdade é individual e coletivo. Cada vítima tem o direito de saber a verdade sobre o que lhe aconteceu e sobre como as violações o/a afeta. Informar mais a sociedade sobre as liberdades fundamentais e como estas são violadas é uma salvaguarda vital contra os abusos recorrentes.

Isto é verdade tanto para os crimes cometidos no passado como para os que continuam a ocorrer em todo o território brasileiro.

 

O Núcleo de Preservação da Memoria Politica vem a público, neste dia, lembrar a toda a sociedade brasileira que o direito à verdade é indissociável do direito a justiça e garantias de não repetição. E apela a todas as instancias governamentais e as organizações que atuam em defesa dos Direitos Humanos da sociedade civil a prosseguir na luta sem tréguas pelo  direito à verdade, na busca dos  valores   de tolerância, respeito e dignidade humana.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp