(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil – 6ª Aula

No dia 19 de novembro, ocorreu a sexta aula do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, no Sesc Vila Mariana, com o tema “Democracia brasileira e suas fragilidades”. A aula foi ministrada pelo professor Renan Quinalha, Conselheiro do Núcleo Memória.

Professor de Direito da Unifesp e figura central no debate sobre Memória, Verdade e Justiça, Quinalha apresentou a história do sistema judiciário brasileiro desde sua criação até os dias atuais. Ele discutiu a justiça como uma ferramenta democrática, comparando suas dinâmicas durante a ditadura civil-militar com o período de redemocratização do país.

Ao abordar a justiça na atualidade, o professor lembrou que os direitos democráticos garantidos pela Constituição Federal de 1988 sempre foram alvo de disputas e aprimoramentos, recursos que são utilizados até os dias de hoje.

Com ampla atuação na sociedade civil e no próprio sistema judiciário, Quinalha também pontuou discussões recorrentes no debate pública contemporâneo, como a “ditadura da toga”, “juristocracia” e “supremocracia”.

Realizado desde 2013, o curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil busca aprofundar os debates pedagógicos sobre a ditadura civil-militar e os desafios políticos atuais. Ele conecta a importância cultural e política dos lugares de memória às reflexões contemporâneas.

O curso é composto por sete encontros presenciais no auditório do Sesc Vila Mariana e inclui uma visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP, um Lugar de Memória tombado pelo Condephaat, promovida mensalmente pelo Núcleo Memória.

As edições anteriores do curso estão disponíveis no canal do Núcleo Memória no YouTube e podem ser acessadas por meio deste link


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp