O Núcleo de Preservação da Memória Política, responsável pelas pesquisas de conteúdo para o Memorial da Luta pela Justiça, realizou em setembro mais uma Coleta de Testemunho para o Projeto de História Oral que constitui o acervo da instituição.
A fotógrafa Vera Jursys contribuiu com suas memórias do período ditatorial, quando participou da tendência do movimento estudantil intitulada Liberdade e Luta (Libelu) e, principalmente, quando atuou com registros fotográficos para o jornal “O Trabalho” no julgamento dos dirigentes sindicalistas nas Auditorias Militares em 1981. Esse é o julgamento em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou enquanto líder sindical.
Iniciado em 2017, o Projeto de História Oral do Memorial da Luta pela Justiça registrou, até o momento, o testemunho de 68 pessoas, entre advogados e réus que estiveram nas Auditorias Militares de São Paulo durante o período da ditadura militar, assim como representantes de entidades sociais que lutaram por justiça em um momento da História do Brasil marcado por injustiça.
Participaram da Coleta de Testemunho de Vera Jursys, o pesquisador do projeto César Novelli Rodrigues e a pesquisadora voluntária Victória Silva. O trabalho com as coletas continua nos próximos meses.