(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Centro Cultural Diadema inaugura projeto expositivo “Ausências Brasil”

No dia 3 de outubro, às 18h, foi oficialmente inaugurado o projeto expositivo “Ausências Brasil” na Sala Cândido Portinari do Centro Cultural Diadema, reunindo estudantes, professores e autoridades locais.

Ancorado na exposição do fotógrafo argentino Gustavo Germano, o projeto Ausências Brasil oferece uma série de atividades educativas e culturais, incluindo visitas educativas, rodas de conversa com ex-presos políticos e exibições de filmes. A proposta é fomentar reflexões sobre abusos de poder, perseguições e desaparecimentos forçados, com foco nas violências praticadas pelo Estado tanto durante a ditadura militar quanto na atualidade.

O projeto, viabilizado por uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Antonio Donato e realizado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo, será levado a outros quatro espaços públicos da cidade: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (6 a 20 de dezembro de 2024), CEU Vila Rubi (14 de fevereiro a 26 de março de 2025), Centro MariAntonia (31 de março a 16 de maio de 2025) e CEU Rosa da China (20 de maio a 4 de julho de 2025).

Durante a inauguração, após uma visita mediada pelo historiador César Novelli Rodrigues, educador do Núcleo Memória, para professores e alunos da Emeb Cora Coralina e o público geral, a Lira Musical de Diadema apresentou canções da época da ditadura. Na sequência, o evento contou com as falas do secretário municipal de cultura Camilo Vannuchi e dos curadores do projeto, Maurice Politi e Katia Felipini, diretores do Núcleo Memória.

A noite foi encerrada no Auditório Clara Nunes com a exibição do documentário O Dia que Durou 21 Anos (2012, 1h17), seguido de uma fala do diretor do filme, Camilo Tavares.

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp