(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Aula com Julia Gumieri inaugura o Curso “Vozes da memória”

Em mais uma parceria com o Sesc São Paulo, dessa vez com o Centro de Pesquisa e Formação da instituição, o Núcleo de Preservação da Memória Política realizou a primeira aula, no dia 13 de março, do curso “Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência”, que contou com a participação da historiadora e pesquisadora Julia Gumieri.

Com o tema principal “Lugares de Memória: Teoria e Conceitos”, Gumieri abordou as ideias iniciais do conceito Lugares de Memória, elaborado pelo historiador francês, Pierre Nora. Para explicar no cenário nacional, apresentou espaços utilizados durante a ditadura militar brasileira, citando o Departamento de Ordem Política e Social (DEOPS/SP), hoje Memorial da Resistência, a antiga Auditoria da Justiça Militar, hoje o futuro Memorial da Luta pela Justiça (MLPJ), e o antigo Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), em fase de construção museológica.

Para a historiadora, no momento que o Estado reconhece a força do espaço e transforma-o em um Lugar de Memória, de qualquer período e tema, aquele lugar passa a ser muito mais valorizado e justifica todo o esforço realizado pela sociedade ao reinvidicar o ambiente.

Saindo do tema ditadura militar, Gumieri apresentou mais outros três exemplos de assuntos que são abordados por meio do conceito Lugares de Memória. Exemplos como o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), vinculado ao Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ), o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), que pesquisa a história do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, e a organização Vote LGBT+, que promove pesquisas e engajamento político da comunidade LGBT+.

O curso “Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência” tem como objetivo abordar conceitos e reflexões sobre os Direitos Humanos através do enfoque da Musealização dos Lugares de Memória, trazendo temas construídos no passado e que são discutidos até os dias de hoje.

Composto por cinco encontros presenciais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, os temas das aulas abordam são: ““Lugares de Memória: Teoria e Conceitos”; “A Função Pedagógica dos Lugares de Memória”; “Direitos Humanos e os lugares de memória”; “Experiências Internacionais de Lugares de Memória”; e “Lugares de Memória em São Paulo”.

Semelhante ao curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana no ano passado, os interessados nas aulas apresentadas podem assistir as palestras na íntegra no canal do Núcleo Memória no YouTube.

Clique aqui.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp