Em mais uma parceria com o Sesc São Paulo, dessa vez com o Centro de Pesquisa e Formação da instituição, o Núcleo de Preservação da Memória Política realizou a primeira aula, no dia 13 de março, do curso “Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência”, que contou com a participação da historiadora e pesquisadora Julia Gumieri.
Com o tema principal “Lugares de Memória: Teoria e Conceitos”, Gumieri abordou as ideias iniciais do conceito Lugares de Memória, elaborado pelo historiador francês, Pierre Nora. Para explicar no cenário nacional, apresentou espaços utilizados durante a ditadura militar brasileira, citando o Departamento de Ordem Política e Social (DEOPS/SP), hoje Memorial da Resistência, a antiga Auditoria da Justiça Militar, hoje o futuro Memorial da Luta pela Justiça (MLPJ), e o antigo Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), em fase de construção museológica.
Para a historiadora, no momento que o Estado reconhece a força do espaço e transforma-o em um Lugar de Memória, de qualquer período e tema, aquele lugar passa a ser muito mais valorizado e justifica todo o esforço realizado pela sociedade ao reinvidicar o ambiente.
Saindo do tema ditadura militar, Gumieri apresentou mais outros três exemplos de assuntos que são abordados por meio do conceito Lugares de Memória. Exemplos como o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), vinculado ao Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ), o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), que pesquisa a história do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, e a organização Vote LGBT+, que promove pesquisas e engajamento político da comunidade LGBT+.
O curso “Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência” tem como objetivo abordar conceitos e reflexões sobre os Direitos Humanos através do enfoque da Musealização dos Lugares de Memória, trazendo temas construídos no passado e que são discutidos até os dias de hoje.
Composto por cinco encontros presenciais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, os temas das aulas abordam são: ““Lugares de Memória: Teoria e Conceitos”; “A Função Pedagógica dos Lugares de Memória”; “Direitos Humanos e os lugares de memória”; “Experiências Internacionais de Lugares de Memória”; e “Lugares de Memória em São Paulo”.
Semelhante ao curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana no ano passado, os interessados nas aulas apresentadas podem assistir as palestras na íntegra no canal do Núcleo Memória no YouTube.