(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Direitos humanos |   Ato Solene na Assembleia Legislativa de SP tem como objetivo transformar o antigo DOI-Codi em centro de memória e memorial às vítimas da ditadura

Tombado pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, o conjunto abriga uma delegacia e é reivindicado como um centro de memória por vítimas e organizações de direitos civis. Após a Procuradoria de Justiça de Direitos Humanos (MP-SP) entrar com uma ação civil pública em junho, exigindo que se instalasse no local um memorial, houve decisão judicial proibindo alterações no local e a convocação de uma audiência de conciliação.

Em setembro, após audiência de conciliação entre o Ministério Público Estadual e a Procuradoria do Estado, ficou acertado que a representante do Poder Executivo Estadual apresentaria contraproposta em 90 dias - até 09 de dezembro.

O registro desta audiência está no filme O dia em que a Justiça entrou no DOI-Codi,  dirigido por Camilo Tavares e produzido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política. O documentário de 17 minutos será transmitido no Ato Solene.

Assista esse vídeo:


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp