Foto: André Santa Rosa/Divulgação
Organizada mensalmente pelo Núcleo Memória, no dia 17 de dezembro, foi realizada a visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP, que levou cerca de 50 pessoas para conhecer e debater a história do espaço localizado na Rua Tutóia, 921, Vila Mariana.
Como parte da ação educativa, a mediação ficou por conta de Maurice Politi, diretor administrativo do Núcleo Memória e ex-preso político, Renan Beltrame, historiador, pesquisador do Memorial da Luta Pela Justiça e educador, e César Rodrigues, historiador, pesquisador e educador. Junto da mediação, participaram Emilio Ivo Ulrich, ex-preso político, e Dulce Muniz, atriz e ex-presa política.
Entre os visitantes estavam pesquisadoras/es, historiadoras/es, jornalistas e o público geral, vindo de toda parte da cidade e do estado de São Paulo, além de outros estados do Brasil como Rio de Janeiro e Paraíba.
Durante a visita, o público visitou as áreas internas e externas do local. Também foi realizado um debate sobre lugares de memória e a atuação do Núcleo Memória no ex-DOI-Codi e outros espaços de memória ligados à ditadura militar brasileira.
A próxima visita mediada acontecerá no dia 28 de janeiro, excepcionalmente realizada em um sábado. Em breve, o Núcleo Memória abrirá as inscrições aos interessados em conhecer esse importante lugar de memória.