A Coalisão Internacional de Sitios de Consciencia em conjunto com a Rede Latino Americana e Caribenha de lugares de memória tomou a decisão , no dia 4 de feveiro, de suspender a filiação do Centro Nacional de Memória Histórica (Colombia) que tinha se tornado membro da redeinternacional no ano de 2011 .
A partir da gestão do Sr. Dario Acevedo, nomeado pelo presidente Duque como Diretor do Centro Nacional de Memória Histórica em fevereiro 2019 , o Centro vem assumindo posturas negacionistas e rejeitando o trabalho das organizações de vitimas, agrupadas na Rede Colombiana de Lugares de Memória, contradizendo os principios da RESLAC e das proprias leis colombianas.
Da mesma forma, tanto a rede local (RCLM) como a latino-americana e caribenha (RESLAC) expressam sua preocupação porque o chamado Museu Nacional ds Memória, que está em vias de construção, não tem em sua composição uma representação da sociedade civil e, ao contrario, sofre de um forte controle governamental sobre a propria definição dos conteúdos deste futuro museu.